Moda, ética, política e estética!

Começamos nosso post com uma pergunta: A moda possui cunho social, político e ético?

leo-large

Para Vivienne Westwood sim! Em novembro de 2012, a estilista lançou sua campanha em Milão, onde reproduziu manequins com vários hematomas. Apelidados de “Manequins anti-violência doméstica”, estes ficaram expostos nas vitrines de suas lojas criando um conceito contestador e muito provocativo! De certa forma, um tapa na cara da sociedade que está mais acostumada a ver na cena fashion um mundo de sonhos, onde tudo é lindo e glamouroso!

A ideia da estilista é extremamente interessante e impossível ficar indiferente ao se deparar com o resultado final! O projeto levanta várias questões como a sociedade machista, o ato de sofrer a violência e mantê-la de forma velada e mais uma série de questionamentos cotidianos referentes a violência contra a mulher. Esta ação de visual merchandising de Vivienne tem como função chamar atenção para um tema tão polêmico, social e muitas vezes de difícil compreendimento e resolução!

E Westwood ainda trabalhou em um vídeo sobre esta campanha, vejam:

Ponto para Vivienne Westwood. Afinal a moda pode ser mais que um universo de sonhos!

Um comentário em “Moda, ética, política e estética!

  1. Parabéns a Vivienne e ao Hot Ticket por divulgar uma visão muito mais complexa de como a moda pode transformar vários aspectos sociais, deixando de ser, como disse bem o autor, apenas um mundo de sonhos!
    A moda vem se tornando ainda mais fascinante, não só pela sua geometria artística e seus adornos inusitados, mas pela sua preocupação com o sistema, seja ele político, social ou ecológico! Parabéns mesmo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s