Inspiração ou cópia?

Num mundo onde as criações estão cada vez mais banais, é muito comum se deparar com peças similares e de grifes diferentes. Seja pela estampa, ou pelos bordados e shapes… mas uma coisa é bem clara, nada escapa dos olhares atentos de quem acompanha a cena fashion nacional e internacional…

Ontem a página do Facebook da Blogueira Shame levantou essa questão… sobre a coleção de Oscar de La Renta 2013/14 e seus vestidos de Arabescos e os vestidos da grife mineira Pat Bo 2013… O gatilho para a discussão foi uma postagem da jornalista de moda Lilian Pacce, quem numa postagem em seu site levantou a hipótese das duas grifes terem pensado e buscado referências iguais… e em parte do texto cita: Não dá pra provar que é cópia – ou dá?

Vejam os vestidos:
130213-pink-com-arabescos-03-375x600130213-pink-com-arabescos-02-400x600

Mas muitos internautas e especialistas no mundo fashion também alegam que a grife Oscar de La Renta já vem trabalhando os arabescos e o barroco em outra coleção e que Patricia Bonaldi pegou uma carona na onda toda… opiniões divididas…

São vários blogs que relatam e comparam o trabalho da estilista com várias grifes internacionais como Balmain, como podemos ver o no post ctrl C + ctrl V:

http://fashionbeautydiary.wordpress.com/2012/05/25/control-c-control-v-de-patricia-bonaldi/

No ano de 2011 Reinaldo Lourenço passou pela mesma situação, o site fashionista.com  comparou dois looks e levantou a questão de plágio. A polêmica toda girou em torno do macacão de gatinhos de Reinaldo com uma criação de Helmut Lang do ano de 1989. O estilista brasileiro se justificou dizendo que a sua inspiração vinha do filme: Gata em Teto de Zinco Quente e que as criações não tinham ligação alguma…

257835-630x495 (1)

Não estamos aqui para julgar e determinar o que é certo ou errado! A discussão está proposta! E você leitor do Hot Ticket’s Fashion o que acha disso tudo?

Beijos e até o próximo post!

8 comentários em “Inspiração ou cópia?

  1. Camila Faria disse:

    Complicado! Não sou especialista no assunto, mas acho que existem inspirações e cópias descaradas, né?

  2. eu só achoq tudoq tinha pra ser inventado, ja foi. aí da nisso. no +, ok.. nem inspiração e nem cópia. kda marca achaq inventou e fica tudo numa boa

  3. nem 1 e nem outro. creio q oscar de la renta nem saiba da existencia da marca mineira Pat Bo

  4. Francy disse:

    Náo apenas nas grandes $$$ mas tb nas outras marcas isso acontece – quem viu a coleçao do inverno passado da popularíssima Forever 21 e quem viu o lançamento de inverno da Le Lis se deparou com as camisas onça com acabamento preto IDÊNTICAS!

  5. Tarah disse:

    É muito complicado julgar, claro, mas a questão é: esses estilistas em questão, que estão sendo “acusados” de plágio, tem seu público! Isso é o que mais me assusta! Pagar 10, 20 mil reais por um De la Renta vá lá… mas por uma cópia mal feita de um estilista que de trabalho mesmo só teve que acessar o google, acho absurdo. Mas a mídia rasa e essa nova geração de “blogueiras” finge que não sabe de nada e ainda vem elogiar o suposto criador, e daí a cadeia segue: as fãs da blogueiras vão achar aquilo o máximo não sabendo que na verdade de original aquela peça não tem nada! Acho ótimo novos meios de comunicação como redes socias, blogs, etc, mas é triste a enganação que os mesmos muitas vezes promovem com um consumidor que não tem acesso a algo mais consistente.

  6. Chris disse:

    Pode ser que ela estava apenas “seguindo a tendência”……. assim como fazem as grandes marcas internacionais de fast fashion, H&M, Zara, Topshop, Forever21, etc… mas a diferença é que eles não cobram o olho da cara de ninguém.

  7. Matheus Porto disse:

    Sem dúvida a comparação com os vestidos da Balmain são inevitáveis… A blogueira Lala Rudge já usou peças da Pat Bo, e todas tinham as mesmas características das peças da Balmain,e ela mesmo anos antes do ´´auge“ do blog que um vestido da Balmain era algo super caro,em torno de 50 mil(palavras dela)! Acho plágio sim,se não for isso é só inspiração!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s